sexta-feira, setembro 08, 2006

Gente estranha que faz música esquisita – Parte 1


Shellac
Banda do produ... ooops... desculpe, “gravador” Steve Albini. O cara é tão chato se você chamá-lo de produtor que provavelmente ele lhe dará um chute em retribuição. Guitarrista e vocalista, Albini ganhou fama ao gravar bandas como Pixies (“Surfer Rosa”) e Nirvana (“In Útero”).

Entre seus métodos de gravação (sempre analógica), o mais conhecido é usar uma sala grande e vários microfones espalhados em locais estratégicos para a captação do som dos instrumentos (o resultado, maravilhoso, pode ser ouvido em faixas como “Rape Me”, do Nirvana). Outra marca registrada de Albini é a mixagem, que privilegia o instrumental, deixando a voz “enterrada”.

Todas essas idiossincrasias se encontram no som do Shellac: um rock beeeem pesado. Outra coisa legal desse grupo é o culto às guitarras da marca Travis Bean, instrumentos vintage construídos com alumínio.

Para conhecer melhor o som, busque o disco “1000 hurts”, e ouça a primeira faixa, “Prayer to God”.

Melvins
Uma das bandas mais importantes do underground dos Estados Unidos. Formado no início dos anos 80, o grupo sempre teve como membros constantes o guitarrista Buzz Osborne (o cabeludo da foto) e o batera Dale Crover (nunca houve um baixista que permanecesse muito tempo na banda). Com um som lento e pesadão, eles influenciaram inclusive bandas de Metal. Ah, depois eu escrevo mais sobre eles...