sexta-feira, setembro 01, 2006

Rock´n´Roll até a morte!!!


O município de Cosmópolis está encravado na região central do Estado de São Paulo. Lá, no meio de vastos campos verdes, um calor desgraçado e poucas opções de lazer, deve ser complicado para uma pessoa agitada encontrar diversão. Pois é, eu pensava isso até conhecer os Thinners.

Em maio deste ano, a minha banda, salad star, foi encaixada pelos nossos amigos do Volumme para tocar em um certo Bar do Sérgio. Já tínhamos passado por Limeira, a “cidade da laranja”, e gostamos do que vimos: um público sedento por rock e afeito a festas underground. Então, por que Cosmópolis não seria legal?

Bem, foi muito melhor do que as nossas expectativas humildes de banda independente esperavam. Além do público acolhedor, percebi que quatro caras iriam fazer alguma coisa inusitada. A minha colega de banda trocou os CDs e eis que me vem às mãos a demo do Thinners, intitulada “Não empata a minha foda”. Legal... No mínimo, os caras tinham senso de humor.

Bem, vai começar o show... cadê o baixista? Duas guitarras? Show! Começo a me lembrar de Jon Spencer Blues Explosion, mas o buraco era mais embaixo.

Vem o primeiro esporro. “Céu Estrelado” traz uma letra inspirada. Vide um trecho: “Os cachorros estão latindo mais baixo / O cego olhou o bico do pato / O pato bebeu a água do vaso / O riacho ficou embaixo do casco / As crianças brincando no céu estrelado (4x)”. Efeito chiclete: na volta pra casa, um colega que viajou comigo ficou repetindo “As crianças...” durante quatro horas seguidas.

Não bastasse essa letra maluca, os integrantes extravasam tudo o que é possível: pulam, se contorcem, põe a guitarra no talo... só faltavam se cortar com os instrumentos. O público entra na onda e canta junto. Pouco importa se são os amigos... A festa já tava feita!

Antes que eu esqueça, o Thinners é formado por Duim no vocal, Ian e Lecão nas guitarras. O baterista Luiz foi quem respondeu as perguntas.

Como é ter uma banda de rock em uma cidade tão tranqüila e pacata como Cosmópolis? (Nota: tudo bem, é uma pergunta bem idiota... mas eu não sabia como começar o papo de outra maneira)
Há alguns anos, Cosmópolis já tinha um movimento de rock e punk rock. Já vieram pra cá bandas como Garage Fuzz, Blind Pigs, Hateen, Street Bulldogs, Dance of Days, Muzzarelas, Os Excluídos, Flicts, A-Ok, Sugar Kane e outras bandas, e muita gente nova da galera do Thinners nem sabe desses shows.
A gente ficou meio surpreso com jeito que a galera da banda cresceu, não esperávamos isso em Cosmópolis, sendo que existem muitos “emos de Internet”, manos e pagodeiros de sobra! (rsrs)
E tem outras bandas que estão sempre no “rolê” com o Thinners: Anti-Céticos, Sem Sinal, Núbia Sx, Cókix, Tosco Live, Meliant’s... Isso ajudou muito para o movimento voltar a crescer.
Ah, me esqueci: Sandy & Junior já vieram fazer um show aqui em Cosmo também, hahaha!

Para uma banda nova, vocês até que fazem shows pra caralho... Como rola isso? Existe mais união entre as bandas da sua região ou vocês correm muito atrás?
O Lecão e o Ian tiveram uma banda antes do Thinners, o Analgésicos, e com essa banda eles foram mantendo contato com a galera da região. Mas a gente está sempre correndo atrás de shows, procurando algum evento, oportunidades, qualquer coisa pra gente tocar. Sem esquecer do Bar do Sérgio, a “casa” do Thinners, (rsrs)

Como você definiria o som do Thinners para alguém que não tem a mínima noção do que seja rock?
A intenção da banda foi fazer um rock´n´roll das antigas, mas sempre acaba sofrendo uma influência atual. Eu definiria um som com duas guitarras um pouco pesadas e sujas, e letras psicodélicas do Duim, hahahaha!!! (Nota: E bota psicodélico nisso!)

Por que dois guitarristas? Vocês quiseram assim mesmo ou nunca encontraram um louco pra tocar baixo?
A idéia da banda foi sempre manter somente dois guitarristas mesmo, pelo fato de uma banda sem baixo ser diferente e chamar mais a atenção. Mas em algumas músicas dá pra perceber a falta que faz um baixo. Mas um baixista não está nos planos do Thinners. Bem, a não ser que a gente ache algum sanfonista perdido por Cosmópolis, hahaha!!!

Me chamou a atenção, no primeiro show que assisti de vocês, o alto consumo de álcool dos integrantes (não de todos, alguns. Não citarei nomes). Já rolou alguma m%rda em algum show por causa de “excessos”?
Não, não... A gente só bebe quando é de graça. É muito raro alguém da banda aparecer com dinheiro pra bebida nos shows, hahaha!!!! Merda, sim: Uma vez tocamos no Zaz aqui em Cosmópolis, e nosso guitarrista Ian, “o panguão dos rolês”, tomou umas a mais. Caiu duas vezes em cima da bateria, errou todos os solos possíveis e passou o resto dos shows dormindo sentado. Foi muito engraçado esse dia.

Quais são os próximos passos do Thinners? Gravarão novas músicas? Mais shows por todo o Estado?
O próximo passo é regravar a nossa demo, a primeira gravação dela ficou muito porca! (rsrs)
A gente está com duas músicas novas, “Luxúria” e “Ganhamos Terreno”. Quem sabe no começo de 2007 não saia outra demo? Depois tentaremos fazer dois clips: “Céu Estrelado” e “Luxúria”.
Quanto a shows, como sempre continuaremos tentando tocar em todo lugar possível. E se for acessível ao nosso bolso, a gente toca até fora de São Paulo.

Para saber mais:
http://fotolog.net/the_thinners - sempre atualizado

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oloko falto a foto do mais bonito da banda, hieahea zuera

vlw ae Fábio

abraço

02 setembro, 2006 12:11  
Anonymous Anônimo said...

oia valeu fabio pela força
fico loka a entrevista
gostei memso da parte do alcool uahauhauhauha,,,

valeu abraço

02 setembro, 2006 17:35  
Anonymous Anônimo said...

eu axo q eu nem bebo muito...
hauihaiuhaiuhaiuhaia
valeu ae ein

03 setembro, 2006 15:19  

Postar um comentário

<< Home